Início Melhores histórias Washington Post Shake-Up renova atenção sobre hackers telefônicos no Reino Unido

Washington Post Shake-Up renova atenção sobre hackers telefônicos no Reino Unido

6

Em 2011, o império mediático de Rupert Murdoch, a News Corporation, enfrentou uma grave ameaça na Grã-Bretanha. Repórteres de um de seus tablóides foram expostos por hackear telefones de celebridades, cidadãos e, em um caso, de uma criança assassinada para obter informações.

Logo surgiram outros delitos, incluindo a revelação de que, durante anos, repórteres de tablóides pagaram por informações de policiais e funcionários do governo.

Desesperada para acabar com o escândalo e apaziguar os promotores no Reino Unido e no exterior, a News Corp contratou Will Lewis, ex-editor do The Daily Telegraph, para limpar a bagunça.

Ele fez exatamente isso. Ao contar, ele cooperou com as autoridades, revelou irregularidades e ajudou a colocar a operação em um novo rumo. Alguns ex-colegas e vítimas de hackers, porém, acreditaram por muito tempo que ele ajudou a News Corp a encobrir a extensão do delito.

Essas acusações – com quase 15 anos e não comprovadas – de repente ganharam força e complicaram o novo trabalho de Lewis como editor do The Washington Post.

No mês passado, enquanto Lewis se preparava para reestruturar a redação do Post, um juiz em Londres decidiu que as vítimas de grampos telefônicos poderiam prosseguir com mais alegações em seu amplo processo. Embora Lewis não seja réu, o processo afirma que sua limpeza foi em parte um encobrimento para proteger os líderes da News Corp.

Esta semana, Lewis foi pego de surpresa quando o editor executivo do Post pediu demissão antes de sua reorganização. Então, o The New York Times informou que o Sr. Lewis havia dito a ela que cobrir os desenvolvimentos legais no caso de hacking representava um lapso de julgamento.

Um repórter da NPR seguiu com revelações de que Lewis havia lhe oferecido um furo em troca de não publicar um artigo sobre o escândalo de grampos telefônicos.

Agora a reforma de sua redação parece muito mais complicada, com seus repórteres questionando a visão de Lewis, sua decisão de contratar dois ex-subordinados como principais editores do Post e se ele compartilha de sua ética.

O Post, em comunicado, disse que sim: “Como editor altamente experiente e ex-editor e editor-chefe, William é muito claro sobre os limites que não devem ser ultrapassados ​​e seu histórico atesta isso”.

Lewis veio para o Post depois de atuar como editor do The Wall Street Journal. Mas ele começou a trabalhar na Grã-Bretanha, um país onde os jornalistas pagavam por furos, hackeavam telefones e gravavam políticos secretamente. O maior furo do Telegraph sob o governo de Lewis ocorreu quando seus repórteres pagaram mais de US$ 150 mil por informações confidenciais sobre reivindicações de despesas de políticos.

Tais tácticas são consideradas antiéticas na maioria das redações americanas, incluindo o The Post, o jornal que mudou o curso das notícias nacionais com a sua cobertura de Watergate, sites secretos da CIA e outras histórias importantes.

Agora, os repórteres questionam-se se ele trará novas sensibilidades jornalísticas e padrões éticos a Washington.

“Parece que sim”, disse Paul Farhi, que até o final do ano passado cobria a mídia para o The Post. “Contratar seus comparsas, basicamente protegendo seu próprio traseiro contando histórias que não o fazem parecer tão bem. Estas seriam coisas desconhecidas no The Washington Post.”

O escândalo das escutas clandestinas telefónicas começou com revelações de que jornalistas de tablóides britânicos tinham pirateado telefones de celebridades, estrelas do desporto e políticos, entre outros, para obterem furos.

As consequências foram tremendas, com um inquérito público que durou um ano e alegações em tribunais criminais e civis. Um tablóide, o News of The World, de propriedade da News Corp, faliu. Os custos relacionados com o episódio ascendem agora a mil milhões de dólares, incluindo danos a centenas de vítimas.

Até 2010, o Sr. Lewis não tinha nada a ver com essas questões. Ele era o editor do The Daily Telegraph, um jornal fora do império Murdoch. Durante seu mandato, estourou um escândalo sobre o uso de contas de despesas do governo por políticos para financiar despesas pessoais luxuosas. Lewis reconheceu mais tarde que o jornal pagou cerca de 150 mil libras (cerca de US$ 190 mil hoje) pelos documentos.

Ele ingressou na News Corp em 2010 e um ano depois foi encarregado de lidar com as consequências dos hackers telefônicos.

“Ele foi, na verdade, uma boa escolha”, disse Farhi, que cobriu o escândalo na época. Ele disse que Lewis era muito respeitado nos círculos da mídia britânica. “Sua ética não estava em questão.”

Lewis se juntou a uma pequena equipe chamada Comitê de Gestão e Padrões que tentou atribuir culpa pelos problemas, descobrir outras irregularidades e provar que a News Corp estava comprometida em limpar seu ato.

Como parte desse esforço, o comité forneceu à polícia informações detalhadas sobre jornalistas que invadiram telefones ou pagaram funcionários públicos. Alguns jornalistas queixaram-se de que estavam a ser responsabilizados por práticas aceites.

“Ele supervisionou durante décadas o lançamento de jornalistas que agiam de acordo com procedimentos padrão”, disse Dan Evans, um ex-repórter do News of The World que foi processado, forneceu provas às autoridades e desde então apelou à reforma da imprensa. “É assim que as coisas foram feitas.”

Lewis raramente discutiu esse período de sua carreira, mas, quando o fez, descreveu a si mesmo como alguém que está limpando uma bagunça.

“Meu papel era consertar as coisas”, disse ele certa vez à BBC. “E foi isso que eu fiz.”

“Fiz tudo o que pude para preservar a integridade jornalística”, disse ele recentemente ao Post.

Em documentos judiciais, as vítimas de hackers telefônicos dizem que Lewis permitiu a exclusão de grandes volumes de e-mails que poderiam ter implicado figuras importantes da News Corp no escândalo. O processo afirma que, sob sua supervisão, oito arquivos cheios de possíveis evidências desapareceram.

Os demandantes afirmam que, em vez de entregar tudo às autoridades, ele ignorou informações que poderiam ter implicado altos executivos. Eles afirmam que ele fazia parte de um esquema para fabricar uma ameaça à segurança para justificar a exclusão de e-mails.

Ele negou qualquer irregularidade. O processo é um dos muitos que há muito giram em torno do caso de hackers. Muitos demandantes, incluindo celebridades como Elton John, resolveram seus casos. Outros, como o Príncipe Harry, continuam a defender o seu caso.

Logo depois que algumas alegações surgiram em 2020, Lewis foi preterido para o cargo de diretor-geral da BBC, provavelmente o cargo de mídia mais proeminente da Grã-Bretanha.

O trabalho de Lewis no Comitê de Gestão e Padrões o colocou no círculo íntimo de Murdoch, e ele foi promovido em 2014 para liderar a Dow Jones, que publica o The Wall Street Journal.

Mas seu trabalho no comitê enfureceu muitos funcionários dos jornais britânicos da News Corp. Alguns acreditavam que repórteres de baixo escalão haviam sido sacrificados, como descreve Evans, “para manter seu chefe longe do macacão laranja”.

Embora estivesse baseado em Londres como presidente-executivo da Dow Jones, Lewis raramente aparecia no escritório principal da empresa, que dividia espaço com o The Sun, um tablóide onde alguns funcionários do News of the World iam trabalhar depois de fechado. Em vez disso, ele trabalhava em um prédio a quilômetros de distância, lembram ex-funcionários.

O escândalo dos grampos telefônicos poderia ter sido notícia velha se não fosse por uma mudança no The Post.

O proprietário do jornal, Jeff Bezos, nomeou Lewis como editor no final do ano passado e começou a traçar planos para dividir o jornal em três seções: notícias principais, que incluiriam cobertura de negócios e política; opinião; e uma nova seção de fácil leitura focada no jornalismo de serviço.

A editora executiva do Post, Sally Buzbee, instou-o a não fazer uma mudança tão drástica antes das eleições de novembro. Lewis foi em frente e ofereceu a Buzbee um emprego na nova seção do jornal, um aparente rebaixamento.

Ela desistiu abruptamente no último domingo.

Logo depois, o The Times revelou que Lewis havia repreendido Buzbee pela cobertura do jornal sobre o processo de hacking. Ele desaprovou os planos de escrever sobre a decisão de um juiz – que o Post acabou cobrindo – que abriu caminho para que os demandantes apresentassem acusações contra ele.

Depois veio o relato de David Folkenflik, um veterano repórter de mídia da NPR, de que Lewis havia oferecido um acordo em troca da anulação de um artigo.

“Em diversas conversas, Lewis repetidamente – e acaloradamente – se ofereceu para me dar uma entrevista exclusiva sobre o futuro do Post, desde que eu abandonasse a história sobre as acusações”, escreveu Folkenflik. Ele não aceitou o acordo.

Lewis disse ao Post na quinta-feira que sua conversa com Folkenflik foi confidencial e ocorreu antes de ele ingressar no Post. Ele rotulou Folkenflik de “um ativista, não um jornalista”.

Alguns políticos e assessores de imprensa oferecem acesso comercial por cobertura favorável. Mas aceitar tal acordo violaria a maioria das normas da redação. Portanto, tal oferta do novo editor do The Post é incomum e surpreendeu os jornalistas dentro e fora da redação.

“Ele está usando sua posição para proteger sua imagem pública”, disse Farhi. “É algo que os repórteres sentem o cheiro e acham que alguém está escondendo alguma coisa.”

Fuente