Início Melhores histórias Príncipe Harry não pode incluir Rupert Murdoch no processo, regras do tribunal

Príncipe Harry não pode incluir Rupert Murdoch no processo, regras do tribunal

11

O príncipe Harry sofreu um revés em sua longa campanha legal contra os tablóides britânicos na terça-feira, depois que um tribunal superior rejeitou uma tentativa de atrair Rupert Murdoch para acusações sobre como os jornais londrinos de Murdoch desenterraram detalhes pessoais sobre ele e mais tarde ocultaram ou destruíram evidências. disso.

O juiz Timothy Fancourt decidiu que os advogados de Harry e cerca de 40 outros demandantes não poderiam alterar sua queixa contra o News Group Newspapers, editor do The Sun, para incluir Murdoch, o magnata da mídia de 93 anos que controla a empresa, bem como outros executivos seniores do News Group.

“Há um desejo por parte daqueles que dirigem o litígio do lado dos reclamantes de atirar em alvos ‘troféus’, sejam eles questões políticas ou indivíduos de alto perfil”, declarou o juiz Fancourt na decisão de 284 páginas. “Isso não pode se tornar um fim em si mesmo. Só importa para o tribunal na medida em que seja material e proporcional à resolução das causas individuais da ação.”

“O julgamento”, acrescentou ele, “não é um inquérito”.

O juiz também rejeitou a tentativa de Harry de ampliar o prazo das supostas ações ilegais para antes de 1996 e depois de 2011, dizendo que seus advogados apresentaram essa alteração tarde demais. Isso exclui alegações de ações dirigidas à sua falecida mãe, Diana, Princesa de Gales, ou à sua esposa, Meghan.

O caso, que deverá ir a julgamento em janeiro, marcará um dos capítulos finais do amplo litígio que resultou do escândalo dos grampos telefônicos – um episódio que abalou a indústria jornalística britânica, desencadeou o fechamento de um importante tablóide, News of the World, e levou a mudanças nas práticas jornalísticas.

Harry tem estado na vanguarda desse esforço, abrindo processos contra três editoras londrinas pelo que ele diz ter sido uma campanha de décadas de intrusão ilegal. O litígio produziu algumas vitórias notáveis, incluindo um julgamento em Dezembro passado contra o editor do Daily Mirror por ter pirateado o seu telemóvel e utilizado outros métodos ilegais para recolher informações sobre ele.

Mas Harry também teve contratempos. Em julho de 2023, o juiz Fancourt rejeitou a sua alegação contra o News Group de que este tinha pirateado o seu telefone entre 1996 e 2011, alegando que os seus advogados tinham esperado demasiado tempo para o apresentar. O juiz permitiu que as alegações de Harry sobre outros atos ilegais, incluindo a contratação de investigadores particulares, fossem adiante. Na terça-feira, o juiz observou que Harry ainda não havia removido as alegações de hacking de sua queixa e teria que fazê-lo antes do início do julgamento.

O News Group disse em um comunicado que o tribunal “justificou completamente a posição da NGN”. O advogado da empresa, Anthony Hudson, argumentou que os demandantes estavam tentando atrair Murdoch e outras figuras conhecidas para tornar o caso “um veículo para uma campanha mais ampla contra a imprensa sensacionalista”.

Ao testemunhar perante o Parlamento em 2011, Murdoch disse que não deveria ser responsabilizado pessoalmente pela pirataria informática, uma vez que dirigia uma empresa global com 53 mil funcionários. Mas ele fechou o News of the World, o tablóide mais intimamente ligado ao hacking, e apresentou um pedido de desculpas arrependido. Nos últimos anos, Murdoch tem estado mais preocupado com ações judiciais decorrentes da cobertura da Fox News sobre as consequências da eleição presidencial de 2020 nos Estados Unidos.

Ao explicar por que não aceitaria as emendas de Harry, o juiz observou que o julgamento já estava programado para expor alegações de encobrimento por parte de “tenentes de confiança” do Sr. Murdoch, incluindo seu filho James; Rebekah Brooks, executiva-chefe da News UK; e Will Lewis, ex-executivo do News que agora é editor do Washington Post.

O juiz permitiu que os advogados dos demandantes acrescentassem o nome de Lewis a uma lista de executivos que eles alegam fazer parte de um plano para ocultar evidências de hacking, removendo arquivos de um computador pertencente à Sra. Brooks. Os arquivos foram transferidos para uma unidade USB que foi perdida ou não foi aberta porque estava criptografada, de acordo com a reclamação alterada.

O News Group observou que a Sra. Brooks foi questionada sobre a exclusão de e-mails durante seu julgamento criminal em 2014 e foi inocentada das acusações. Lewis, que ajudou a administrar a resposta ao escândalo de hackers, nunca foi acusado. Ele passou a ser executivo-chefe da Dow Jones & Company, editora do The Wall Street Journal, antes de ser nomeado editor do The Post em novembro passado.

Uma porta-voz de Lewis não quis comentar. Em 2020, ele disse à BBC que as alegações de irregularidades eram “completamente falsas”.

Para Harry, que agora mora em Montecito, na Califórnia, e apenas ocasionalmente visita a Grã-Bretanha, os processos muitas vezes parecem tanto uma questão de lançar um forte holofote sobre a imprensa sensacionalista e seus principais atores, quanto de ganhar os casos.

Em junho passado, ele testemunhou contra o Mirror Group Newspapers, tornando-se o primeiro membro sênior da família real britânica a depor no tribunal desde 1891, quando o filho mais velho da rainha Vitória, o príncipe Albert Edward, testemunhou em um caso sobre irregularidades durante um jogo de bacará. em que esteve presente.

Em depoimento emocionado, Harry disse que a torrente de histórias negativas sobre ele e seus familiares o levou a desconfiar até mesmo de seus amigos mais próximos. Muitas histórias se concentraram no relacionamento de Harry com uma ex-namorada, Chelsy Davy, que ele disse ter encontrado um dispositivo de rastreamento em seu carro.

Em fevereiro, dois meses após sua vitória sobre o Mirror Group, ele chegou a um acordo de pelo menos 400 mil libras (508 mil dólares) sobre o restante de suas reivindicações de privacidade. O príncipe destacou o ex-editor do Daily Mirror, Piers Morgan, que, segundo ele, “sabia perfeitamente o que estava acontecendo”. Morgan, que agora é locutor, negou estar envolvido em hackers.

Harry também alegou que seu irmão, o príncipe William, recebeu uma “enorme soma de dinheiro” do News Group para resolver as alegações de que seu celular foi hackeado. O acordo, disse ele, fazia parte de um “acordo secreto”, no qual a família adiaria ações judiciais contra a empresa e assim evitaria o espetáculo de ter que testemunhar sobre detalhes embaraçosos das mensagens de correio de voz interceptadas.

Nem o News Group nem o Palácio de Kensington, onde William tem seu escritório, confirmaram tal acordo.

O juiz Fancourt disse compreender os motivos dos advogados para querer envolver Murdoch e outros grandes nomes no caso. Ele comparou isso a jornalistas investigativos que encontram peças faltantes de um quebra-cabeça e sugeriu que os advogados estavam brincando tanto com a imprensa quanto com o tribunal.

“Em certo sentido, isso é compreensível, como a psicologia dos jornalistas investigativos ou daqueles que amam quebra-cabeças”, escreveu ele. “Mas a questão que se coloca ao tribunal é outra: o que é necessário para que ocorra um julgamento justo das reivindicações individuais?”

Fuente