Início Melhores histórias Na Ucrânia, a restrição da liberdade de imprensa causa preocupação crescente

Na Ucrânia, a restrição da liberdade de imprensa causa preocupação crescente

12

Um repórter ucraniano que revelou que uma agência de notícias estatal tentou proibir entrevistas com políticos da oposição disse que recebeu uma notificação preliminar no dia seguinte.

A agência de espionagem doméstica da Ucrânia espionou funcionários de um meio de comunicação investigativo através de olho mágicos em seus quartos de hotel.

A emissora pública denunciou o que diz ser pressão política sobre as suas reportagens.

Jornalistas e grupos que monitorizam a liberdade de imprensa estão a dar alarme sobre o que dizem ser restrições e pressões crescentes sobre os meios de comunicação na Ucrânia sob o governo do Presidente Volodymyr Zelensky, que vão muito além das necessidades do país durante a guerra.

“É realmente perturbador”, disse Oksana Romanyuk, diretora do Instituto de Informação de Massa, uma organização sem fins lucrativos que monitora a liberdade da mídia. Isto é particularmente verdade, disse ela, numa guerra em que a Ucrânia está “lutando pela democracia contra os valores da ditadura encarnados pela Rússia”.

Antes da invasão russa de Fevereiro de 2022, e desde a sua independência em 1991, a Ucrânia tinha um longo historial de tolerância a um ambiente mediático pluralista, com múltiplos canais de televisão alinhados com partidos da oposição e pró-governo, e meios de comunicação independentes. Manter essa cultura tem sido um desafio da guerra.

Os jornalistas ucranianos aceitaram amplamente as regras do tempo de guerra que proíbem a publicação de movimentos ou posições de tropas, locais de ataques com mísseis russos e relatos de baixas militares, considerando as medidas necessárias para a segurança nacional.

Também reconheceram alguma autocensura, restringindo a cobertura crítica do governo para evitar minar o moral ou para impedir que relatos de corrupção dissuadam os parceiros estrangeiros de aprovar a ajuda.

“A autocensura na Ucrânia é uma característica dos tempos de guerra”, disse Serhii Sydorenko, editor do European Truth, um meio de comunicação independente online. A situação “não era um problema” e era inevitável durante a guerra, acrescentou, observando que esperava um regresso à normalidade quando os combates eventualmente parassem.

Zelensky não apelou publicamente à pressão sobre os jornalistas e condenou o caso em que os jornalistas foram espionados no hotel.

Jornalistas e grupos de comunicação social afirmam que uma série de casos recentes aponta para um ambiente de reportagem cada vez mais restritivo. Os embaixadores do Grupo dos 7, que compreende muitos dos principais aliados militares de Kiev, emitiram uma declaração conjunta em Janeiro apoiando a liberdade de imprensa na Ucrânia.

“A liberdade dos meios de comunicação social é um pilar fundamental de uma democracia bem-sucedida”, afirma o comunicado.

Analistas dizem que os esforços do governo para controlar os meios de comunicação parecem ter como objectivo restringir a cobertura positiva da oposição e suprimir a cobertura negativa do governo e dos militares.

Os repórteres da agência estatal de notícias Ukrinform, que supostamente é apartidária, receberam da sua gestão no final do ano passado uma lista de figuras da oposição e de responsáveis ​​locais eleitos rotulados como “indesejáveis” por serem citados em artigos.

O New York Times revisou as instruções aos repórteres do Ukrinform, que colocaram na lista negra autoridades eleitas e ativistas da sociedade civil, incluindo alguns veteranos militares.

O ministro interino da Cultura, Rostyslav Karadeev, que supervisiona a agência de notícias estatal, disse à mídia ucraniana este mês que não tinha conhecimento de tal lista. O gabinete de Zelensky não respondeu a um pedido de comentário.

As autoridades ucranianas também tiveram relações por vezes tensas com organizações noticiosas ocidentais, incluindo o The Times. Revogaram os passes de imprensa militar para jornalistas de vários meios de comunicação após reportagens críticas e no meio de disputas sobre as regras para a cobertura de operações militares, embora as credenciais tenham sido posteriormente restauradas.

Na Ucrânia, a interferência política nos bastidores tem uma história sombria devido aos abusos cometidos sob governos anteriores.

Um exemplo recente do que os jornalistas consideram interferência ocorreu na região de Chernihiv, a norte de Kiev, onde o conselho municipal eleito estava numa disputa sobre os gastos municipais com um governador nomeado por Zelensky. A orientação da agência de notícias estadual disse que seria “indesejável” citar um membro do conselho, que era o prefeito em exercício, sobre o orçamento.

“O orador desejável foi nomeado por Zelensky, o orador indesejável foi eleito”, destacou Yuriy Stryhun, repórter do Ukrinform em Chernihiv.

Não há indicação de que os repórteres tenham seguido as orientações e alguns disseram abertamente que as desconsideraram.

“Se nomearmos oradores desejáveis ​​e indesejáveis, será um grande retrocesso para a democracia”, disse Stryhun, acrescentando que citou o responsável nos seus artigos.

Na cidade de Odesa, os repórteres foram instruídos a citar apenas nomeados presidenciais em alguns casos. Em Lviv, os repórteres foram orientados a evitar citar o presidente da Câmara eleito, Andriy Sadovyi, um político proeminente visto como um possível futuro candidato à presidência.

Um dia depois de Stryhun, de 57 anos, aparecer na emissora pública Suspilne para falar sobre as instruções de reportagem em 30 de maio, ele recebeu um aviso para renovar seu registro preliminar, disse ele. Ele disse que não tinha provas de que a notificação estivesse ligada à sua aparência, mas considerou o momento “suspeito”.

Maryna Synhaivska, ex-vice-diretora do Ukrinform, renunciou este ano devido à intromissão política, citando as orientações sobre como entrevistar membros da oposição distribuídas aos repórteres.

“Não é democrático ditar aos meios de comunicação o que publicar e com quem falar”, disse ela.

Serhiy Cherevaty, um ex-porta-voz militar nomeado para liderar o Ukrinform, recusou-se a comentar as orientações, que foram distribuídas por um antecessor. Ele disse que pretendia administrar a agência “de acordo com a lei e os princípios da liberdade de expressão”.

O cenário estridente e competitivo de notícias televisivas da Ucrânia antes da guerra foi consolidado pelo governo de Zelensky numa única transmissão controlada pelo Estado após a invasão da Rússia. O governo apresentou o acordo, conhecido como Telemaratona, como necessário para a divulgação de notícias confiáveis ​​durante a guerra.

Mas excluiu os canais da oposição e publicou relatórios tão consistentemente optimistas, mesmo durante o conflito, que a maioria dos ucranianos diz agora não confiar nele.

A Detector Media, um órgão de vigilância dos meios de comunicação ucranianos, afirmou numa análise recente que, de Janeiro a Abril deste ano, nenhum dos canais que produzem o programa – excepto Suspilne, que já não participa – convidou membros do partido da oposição Solidariedade Europeia para irem ao ar. O partido é liderado por Petro O. Poroshenko, ex-presidente da Ucrânia e inimigo político de Zelensky.

Um relatório do Departamento de Estado dos EUA afirmou que o programa “permitiu um nível de controlo sem precedentes sobre as notícias televisivas do horário nobre” na Ucrânia.

Svitlana Ostapa, chefe do conselho de supervisão pública da Suspilne, e Mykola Chernotytskyi, presidente-executivo da emissora, disseram em entrevistas que a decisão de sair da Telemaratona foi motivada em parte por preocupações com a pressão das autoridades.

A Detector Media calculou que, de janeiro a abril, os membros do partido político Servo do Povo, de Zelensky, representaram cerca de 70% dos convidados políticos da Telemaratona, embora detenham pouco mais da metade dos assentos no Parlamento. Sem o Suspilne, essa proporção teria aumentado para mais de 80 por cento, disse o grupo.

Em Janeiro, descobriu-se que a agência de inteligência interna da Ucrânia, a SBU, tinha filmado secretamente repórteres que participavam na festa de Natal de um site de notícias investigativas, Bihus, perfurando buracos nos cabides dos quartos de hotel onde estavam hospedados.

O diretor da SBU, general Vasyl Malyuk, reconheceu e condenou a vigilância. E Zelensky demitiu um funcionário da agência que supervisionava o monitoramento de organizações de mídia nacionais e estrangeiras.

Apesar da pressão, os jornalistas ucranianos obtiveram furos, incluindo reportagens sobre questões como a corrupção, que levaram a demissões e detenções.

Os esforços que o governo tem feito para reprimir reportagens críticas, disse Sevhil Musaieva, editor-chefe do Ukrainska Pravda, um meio de comunicação nacional, são uma medida da influência e vitalidade da mídia ucraniana durante a guerra.

“A única maneira de as pessoas mudarem as coisas para melhor é através do jornalismo”, disse ela. “É por isso que algumas pessoas no governo fazem o possível para controlá-lo.”

Fuente